Histórias de persistência e sucesso

Nossa vida profissional é repleta de sonhos, objetivos, desafios e até frustrações. Enxergar cada obstáculo como oportunidade de aprender continuamente é o que diferencia a vitória do fracasso.
Veja duas histórias de persistência e sucesso.
Joanne Rowling
Ela enfrentou com muita persistência os diversos obstáculos que se mostraram a sua volta até Harry Potter se tornar o bruxo mais conhecido do planeta.
A autora escreveu o primeiro livro da sequência em um café barato da cidade onde morava. Divorciada, com uma filha para criar, em dificuldades financeiras ao ponto de depender de benefícios sociais para se sustentar e em depressão com pensamentos suicidas.
Persistiu apesar dos mais de 10 não que recebeu das potenciais editoras até encontrar a Bloomsburry Publishing, pequena editoria que aceitou publicar.
Hoje essa mesma editora vale mais de 10 milhões de libras, enquanto JK Rowling é uma das mulheres mais ricas do mundo.
Em um discurso para formandos da universidade de Harvard, em 2008, ela falou: “Saber que você ressurgiu mais sábio e mais forte de adversidades significa que você garantiu, para sempre, sua habilidade de sobreviver”…
“Esse conhecimento é um verdadeiro presente, mesmo que dolorosamente adquirido, e vale muito mais que qualquer qualificação que recebi. ” JK Rowling
Walt Disney
Antes de se tornar sucesso absoluto no mundo, foi taxado de bobo, sonhador, sem futuro. Aos 21 anos fechou as portas do estúdio Laugh-O-Gram, foi despejado, passou fome, chegou a se alimentar com restos de comida que encontrava no lixo.
Persistiu com sua confiança e a frase emblemática na cabeça. “Se você pode sonhar, você pode realizar. ”
Criou Mickey Mouse, o rato mais famoso do mundo (terá sido pelos encontros com os bichinhos no lixo enquanto procurava comida?), revolucionou a indústria audiovisual da época e seguiu em frente.
Ainda em dificuldades financeiras teve o primeiro filme com Mickey e Minnie dublado pelos sócios para reduzir custos.
Em 1928, o ratinho já era sucesso entre os americanos e a partir daí não parou mais de crescer. Se tornou The Walt Disney Company, o maior grupo de mídia e entretenimento do mundo.
“Em momentos ruins e bons, eu nunca perdi meu senso de entusiasmo pela vida”. Walt Disney
Como visto, podemos desenvolver a persistência em nosso comportamento.
Mas é essencial separar o que realmente queremos daquilo que admiramos.
Sim, há muitas coisas e pessoas interessantes no mundo, mas isso não quer dizer que tenhamos que ser como elas.
O importante nisso tudo é concordar com o que realmente somos (local de partida) e definir onde queremos chegar (local de destino).
Desse modo, em posse de nossa própria identidade, conseguimos seguir ao encontro do que buscamos.
E o melhor, assim dá para curtir o caminho com aquela sensação de que estamos no lugar certo, na hora certa.
Com toda essa dopamina em acreditar em nossos sonhos, não há objetivo que não possa ser alcançado.
Como Benjamin Franklin disse uma vez: “Energia e persistência conquistam todas as coisas”.